Nota de indignação pela morte do estudante Toni Bernardo da Silva, de Guiné-Bissau


A rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação vem manifestar sua profunda indignação pelo assassinato do estudante Toni Bernardo da Silva, 27 anos, de Guiné-Bissau, ocorrido na capital de Mato Grosso, Cuiabá, na madrugada de 22 de setembro. Toni era ex-estudante de Economia da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) e ex-integrante do programa de mobilidade internacional.

Segundo a Polícia Civil, o estudante morreu após ser agredido com socos e pontapés por um empresário e por dois policiais militares, dentro de uma pizzaria. Presos em flagrante, os suspeitos foram indiciados por homicídio doloso. Laudo preliminar do IML (Instituto Médico Legal) atesta que Toni morreu por asfixia decorrente de ruptura na traqueia.

Nós da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com mais de 200 organizações, grupos e redes e milhares de ativistas em todo o Brasil, manifestamos nossa indignação e repúdio por esse fato hediondo e solicitamos às autoridades brasileiras que as investigações sejam conduzidas de maneira imparcial e concluídas o mais rápido possível, para que os culpados e envolvidos sejam justamente punidos. Atualmente desenvolvendo atividades de apoio à atuação política da sociedade civil pela garantia de direitos educacionais em cinco países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe), a Campanha Nacional pelo Direito à Educação expressa sua solidariedade à família do estudante Toni Bernardo da Silva e aos nossos irmãos e irmãs de Guiné-Bissau.

É por acreditar que a garantia do direito à educação pública e de qualidade para todos os seres humanos, no Brasil e no mundo, como a de todos os outros direitos humanos, passa pelo diálogo, por relações pacíficas, pelo respeito e pela valorização à diversidade, que a Campanha Nacional pelo Direito à Educação não admite que a violência seja aceita e tolerada pela inércia social.

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO

COMITÊ DIRETIVO:
Ação Educativa
ActionAid Brasil
Cedeca - CE (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará)
Centro de Cultura Luiz Freire - PE
CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente
Mieib (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil)
MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)
Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação)
Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação)